Maio de 2011. Tiago Lopes (Mayday, Hiperbóreos Gang Band) e Jorge Raposo (Intercut), após a dissipação da banda de rock alternativo Intercut (2008/2011), decidem iniciar um novo projecto de originais, mais direccionado para o rock/funk. Pedro Morgado (Kontraste, Vice Versa, Arrústica), com quem Tiago tinha o projecto de tributo a Red Hot Chilli Peppers, Chillication, foi abordado no sentido de integrar a nova aventura, o que veio coincidir com a sua intenção de dar "corpo" ao extenso trabalho guardado na gaveta desde 2004, interpretado pelos Vice Versa. A Caixa de Surpresas, designação dada por Pedro ao repertório já quase esquecido do remoto projecto, serviu de base para o embrião Gata Funk.

Com João Correia "Janex" como vocalista, os quatro deram nova vida ao esboço criado por Pedro na juventude, agora com o nome (provisório) Funka Claus. A fase inicial foi direccionada para o desenvolvimento de novos arranjos e restruturação dos temas, sem preocupação nem pressa em sair do LESA (Laboratório Experimental Sónico de Alverca). A demora na obtenção do "resultado final" levou à saída prematura de "Janex" em Janeiro de 2012. No entanto, a crença no trabalho desenvolvido prevaleceu. E a vontade e prazer retirados pelos três "sobreviventes" impediu que o projecto caísse.

Respirava-se o funk e o rock dos anos 70 quando em Maio de 2012, um ano depois do 1º ensaio, Joana Maria Oliveira integra a banda. A empatia foi imediata. O contributo foi evidente. E elevou o projecto a uma nova dimensão. Em três meses, o outrora Vice Versa, com passagem por Funka Claus e Ponto Crós, deu origem à Gata Funk.

A 11 de Novembro de 2012, no auditório Carlos Paredes em Lisboa, a Gata Funk teve a tão ansiada estreia.

Um ano e meio volvidos, e mais de duas dezenas de concertos dados, a banda concorre e vence o Projecto Trampolim, incorporado no evento Graça ao Reverso, coincidindo com o lançamento do 1º album (com o nome original Caixa de Surpresas).

Em Abril de 2014 dá-se início à produção do 2º disco.
"O Tabu continua" e esta história também...